terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE XA

 
PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE XADREZ ¬

EMENTA
Ensino do xadrez sem que seja necessário nenhum conhecimento prévio. Através do ensino do xadrez, permitir uma discussão geral sobre planejamento na tomada de decisões no tabuleiro, nas organizações e em outros contextos, utilizando conceitos tais como espaço e tempo, harmonia, desenvolvimento, comunicação, relatividade, energia e ativida...de. Promover o estímulo ao discernimento entre metas de curto, médio e longo prazo tanto no xadrez como no planejamento organizacional (níveis operacional, tático, estratégico e normativo). Entender o xadrez, assim como o método científico, não como busca da vitória, mas como busca da verdade, sem concessão para o "truque", o simulacro, o sofisma. Problematizar e debater questões como: A relação eu e o outro: Adversário ou parceiro? Guerra e paz no tabuleiro: Vitoria ou derrota? Entender a relação entre a evolução do xadrez e a do pensamento humano, com ênfase para a evolução de ideias e teorias referentes ao planejamento e a estratégia.

OBJETIVO
Proporcionar qualificação aos profissionais para a docência do ensino do Xadrez Pedagógico, em nível de Pós-Graduação lato sensu, aos profissionais portadores de diplomas de graduação na modalidade licenciatura que pretendem trabalhar nesta área, oferecendo-lhes instrumental teórico, prático e metodológico que lhes permitam um aprofundamento no significado ético, social e pedagógico.
O objetivo geral da disciplina é possibilitar aos estudantes acesso a conceitos, procedimentos e métodos voltados para a aplicação no planejamento e na tomada de decisões em diferentes níveis, tanto no xadrez, como nas organizações e em situações do dia-a-dia.

PÚBLICO ALVO
Profissionais portadores de diplomas de graduação na modalidade licenciatura em quaisquer áreas.
PROGRAMA
1 encontro História do Xadrez

2 encontros Ensino de Xadrez I

1 encontro Ensino de Xadrez II

1 encontro Princípios e Métodos do Ensino de Xadrez I

1 encontro Princípios e Métodos do Ensino de Xadrez II

1 encontro Princípios e Métodos do Ensino de Xadrez III

2 encontros Metodologia da Pesquisa

1 encontro Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

1 encontro Avaliação da aprendizagem

José Raúl Capablanca
O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio deaproximação social e intelectual. (GM J. R.Capablanca, ex-campeãoMundial)

Profº Ricardo Mesquita Albuquerque
Email: profricardinho@ig.com.br
Fone: 997628184
Matriculas Abertas
Início das Aulas em Fevereiro
Garanta a sua vaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário